person's hand holding book page
A bíblica é errante

Muitas pessoas têm a crença de que o texto bíblico caiu do céu de capa preta e zíper.

Ou tem a ideia de que o texto bíblico foi dito para uma pessoa iluminada que passou a escrever toda a revelação de Deus. 

É até uma ideia bonita e vem da filosofia clássica grega onde o filósofo que é quem consegue atravessar o mundo das ideias e captar as coisas como elas são e traduzir para o mundo sensível, mas, apesar da ideia ser bonita não tem a menor relação com a proposta da bíblia.

Aliás, desde os anos 20 nos Estados Unidos o movimento fundamentalista vem produzindo conceitos terríveis, um deles é a inerrância do texto bíblico. Muitas pessoas pensando que a bíblia seja inerrante e que é escrita por um seres quase divinos passam a interpretá-la de maneira literal e isso causa inúmeros problemas na vida de qualquer um.

A primeira coisa que precisamos ter no horizonte é que a Bíblia não é inerrante, aliás pelo contrário ela contém erros até grosseiros. erros no campo da geografia da biologia da história da matemática. a Bíblia diz que o coelho é um ruminante. Como Deus que fez todas as coisas que sabe todas as coisas na hora que estava inspirando um ser humano iluminado para escrever o texto bíblico esqueceu de dizer que o coelho é um herbívoro não ruminante Será que Deus errou ou o tradutor iluminado não entendeu o que Deus está falando?

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que os textos bíblicos são memórias do Povo, fatos vividos que estão na mnemônica popular e que passam a ser redigidos por comunidades de autores. Aliás a noção de autoria do mundo antigo é completamente diferente dessa noção que nós vivemos do pós Iluminismo. 

Alguns textos bíblicos estão a três, quatro mil anos de distância entre nós e não tem o menor compromisso com a ciência e em explicar o mundo de maneira racional cartesiana como o nosso mundo ocidental europeizado vive.

Por isso é fundamental compreender qual o objetivo das escrituras. Ele não quer explicar as coisas, ele não é uma resposta para todas as coisas. como diria Ariovaldo Ramos a Bíblia É infalível em seu propósito que é apresentar Jesus Cristo, o Reino de Deus e uma nova maneira de Ser gente.

nesse sentido nós precisamos aprender de maneira urgente o que o texto quis dizer lá atrás e antigamente e vamos chamar isso de exegese e precisamos entender o que então o texto quer dizer hoje aqui e agora o que nós vamos chamar de hermenêutica. 

Esse é o trabalho de ler e pensar sobre o que nós estamos entendendo do texto bíblico e conseguir traduzir isso para nossa realidade.

Sem medo de errar qualquer aplicação literal da Bíblia vai te jogar para o buraco.

não existe leitura inocente do texto bíblico toda a leitura precisa ser pensada e aplicada e entendida ao seu contexto

a própria Bíblia diz que a letra mata.

aplicando a Bíblia literalmente você só está produzindo morte em você e corre o risco de você ter a vida inteira aplicado textos bíblicos de maneira literal e nunca ter entendido o que são as sagradas escrituras. Nunca ter percebido de fato a riqueza da revelação de Deus para nós através do texto sagrado nesse sentido eu afirmo a Bíblia o livro a letra chega a ser Quase que diametralmente oposto as escrituras ao sagrado a revelação que se dá através da memória do povo.